Dominando Comunidades
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 dicas para criar webinars e lives

5 dicas para criar webinars e lives
Bianca Silva
nov. 23 - 3 min de leitura
000

Você já deve saber que o vídeo é o formato de conteúdo mais querido do momento. Não à toa que plataformas como TikTok viralizaram muito rápido, e não só para a geração Z. 

E com o cenário pandêmico que estamos vivendo, as lives e webinars também se tornaram um formato muito estratégico para vários segmentos, shows de música, espetáculos, eventos, aulas, oficinas, workshops, entre outros.

Por isso, é importante você considerar trabalhar com esse tipo de conteúdo, seja para “apenas” engajar a sua comunidade, ou para ser uma porta de entrada para um infoproduto que você quer lançar.

Pensando nisso, trouxe algumas dicas para você começar a planejar o seu webinar! Vamos lá?

1. Defina os temas

O primeiro passo, sem dúvidas, é pensar quais temas você vai trabalhar. Podem ser temas que você tem muito domínio, ou que você ainda não domina suficiente, mas tem alguém que entenda muito do assunto e você pode trazer para a conversa.

Faça uma lista dos temas que são mais importantes para você e para o seu objetivo. E sempre lembre-se de focar nos assuntos que são interessantes para a sua persona.

2. Escolha os participantes

Como abordei no tópico acima, você pode ter convidados e eles serão definidos após a escolha dos temas, para você ter certeza de qual é a pessoa mais indicada para o assunto. 

Também já é interessante você definir qual o formato, caso tenha os participantes. Se será uma conversa, uma entrevista ou uma aula. 

Essa definição vai te ajudar no próximo passo, que é o roteiro.

3. Escreva o roteiro

Dependendo do formato que você escolher, o roteiro será maior ou menor. Mas de qualquer maneira é importante você ter esse documento te auxiliando durante o seu webinar.

Coloque no roteiro os pontos-chave que você quer abordar, para não esquecer, a introdução e finalização da conversa, as perguntas que você acha interessante fazer, os dados do seu convidado para fazer a introdução dele, entre outros. 

4. Defina o local e a hora do webinar

Com tantas redes sociais, chega a ser difícil pensar em qual delas fazer. A dica-chave aqui é sempre se basear na sua persona. Qual a rede sociais que ela mais utiliza? Instagram ou Linkedin? Facebook ou Youtube?

O horário também é muito importante, é o que vai definir se o seu webinar terá mais pessoas — ou não. Então faça uma análise da sua persona e do seu público. Se não tiver esses dados, pergunte a eles pelas redes sociais. 

5. Crie um cronograma para divulgar

Agora que você já tem o tema, sabe quem vai participar, sabe onde e quando será feito é hora de programar a divulgação. 

Tente divulgar com 2 semanas de antecedência para dar tempo de atingir todo mundo, mas não deixe a divulgação muito extensa para que as pessoas não esqueçam. 

É interessante criar uma planilha com os passos, por exemplo:

Dia 05: enviar email para comunidade falando do webinar

Dia 06: divulgar nas redes sociais

Dia 07: começar divulgação com Ads

Dia 10: reforçar o email do webinar

Pronto, agora com esses passos você sabe como começar a fazer webinars para seu público. Seja estratégico e utilize esse recurso ao seu favor! Boa sorte! 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você