Dominando Comunidades
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é material rico e como utilizar na sua comunidade

O que é material rico e como utilizar na sua comunidade
Bianca Silva
nov. 23 - 3 min de leitura
000

No marketing digital, o material rico é muito utilizado em estratégias de inbound marketing, como uma forma de passar informações mais aprofundadas sobre determinado tema, em troca de mais informações de quem quer acessá-lo.

Nesse caso, ter mais informações sobre a persona auxilia no entendimento maior de quem ela é, ajudando na criação de conteúdos mais direcionados. Além disso, caso você pretenda vender um produto ou serviço, fica mais fácil de mapear e comunicar de forma correta para o seu público e fazer lançamentos. 

Muitas pessoas também rentabilizam esse tipo de conteúdo, já que é um material que tende a ser mais trabalhoso de produzir e ter dados mais “valiosos” para a persona, que pode ser visto como um material mais educativo. 

Formatos de material rico

Agora que você já sabe para que serve um material rico, está na hora de entender quais são os formatos que você pode trabalhar. Vamos lá?

Ebooks

O formato mais “tradicional” de material rico são os ebooks. Ele é indicado quando você precisa passar mais dados e ter explicações mais conceituais e detalhadas. Como ele é um livro digital, é normal que seja mais extenso para incluir todas as informações possíveis sobre o tema abordado. 

Infográficos

Como é um material muito mais visual, é interessante utilizar para apresentações de números de pesquisas, passo-a-passo e tutoriais. Normalmente não é muito extenso, porém seu conteúdo não deixa de ser valioso para a persona.

Webinars

Ao vivo ou gravado, você pode trabalhar com webinars e/ou lives como um material de moeda de troca para mais informações da sua persona. É uma maneira mais descontraída de apresentar o conteúdo e criar mais conexão com seu público. 

Impactos do material rico na estratégia

Como já abordado neste texto, os materiais ricos são conteúdos mais extensos, com a intenção de agregar mais valor para persona, através do aprendizado de valor que eles podem oferecer. 

Alguns dos impactos positivos são:

 

  • aumenta autoridade da marca;

  • melhora ou constrói engajamento com o público;

  • gera mais informações sobre quem está acessando a sua comunidade;

  • fortalece a estratégia de conteúdo;

Como desenvolver um material rico

O primeiro passo é definir quais temas são mais interessantes para a sua persona. Depois, escolha qual formato faz mais sentido para esse tema, e claro, para seu público. Não se esqueça de identificar qual é o melhor formato para você também. 

Se puder, coloque um prazo para terminar essa tarefa. Quando temos esses prazos, fazemos com que o projeto saia “do papel”, sabe? 

E por fim, quanto o material estiver pronto, não esqueça de divulgar! Coloque um banner na sua comunidade, envie newsletter e, se tive orçamento, faça Ads para aumentar a divulgação.

Criar um material rico pode parecer difícil, mas se for de um assunto que você entender bem e que fizer sentido para a sua persona, tenho certeza que será uma tarefa muito mais fácil do que parece. O que acha, vamos tentar? 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você