Dominando Comunidades
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é Storytelling e porque você deve usá-lo

O que é Storytelling e porque você deve usá-lo
Bianca Silva
nov. 23 - 3 min de leitura
000

Sabe por que a maioria das pessoas gostam muito de assistir filmes? Porque toda a produção e enredo é construído em cima de uma história. Seja ela boa ou não, vamos combinar. 

Filmes, livros, séries e até mesmo, em alguns casos, reality shows, são baseados em histórias. E isso é o que prende a atenção das pessoas. Abaixo, deixo uma pequena história, para contextualizar o que estou querendo dizer:

“Era uma vez uma menina chamada Paula. Ela tinha 9 anos e era incrivelmente inteligente, mas tinha dificuldade em memorizar algumas coisas. Mesmo nova, Paula se viu em um desafio: por mais que tentasse, ela simplesmente não conseguia memorizar os planetas do sistema solar. 

Simplesmente não ficou na cabeça dela. Um dia, sua professora contou a ela uma história sobre todos os planetas. Uma história sobre como o sol estava solitário e Mercúrio era seu primeiro amigo. 

Como Mercúrio se apaixonou perdidamente por Vênus e como o planeta Terra ficou com ciúmes. Depois de contar a ela a história, Paula foi capaz de se lembrar de todos os planetas na ordem certa. 

Por quê? Por causa da magia de contar histórias. Paula conseguia se lembrar da história e com isso, ela conseguia se lembrar dos planetas. Isso se chama, Storytelling.”*

*História escrita por Marieke van de Rakt

Neste texto, vou abordar a importância de usar storytelling em sua comunidade. Vamos lá?

O que é Storytelling?

Como você já viu acima, Storytelling é a arte de contar histórias para cumprir um objetivo. Seja para engajar, para vender ou até mesmo decorar uma informação importante.

Antes mesmo da nossa espécie saber escrever, já contávamos histórias. É uma maneira de se comunicar tendo mais envolvimento do ouvinte, leitor ou expectador. 

Por isso que é utilizado em propagandas na TV, no marketing e na publicidade. É uma estratégia utilizada para promover um negócio, produto ou serviço, de uma forma mais envolvente e persuasiva. 

Porque usar o Storytelling?

Usar o Storytelling nas publicações da sua comunidade, tornará seus textos mais envolventes, garantindo um melhor engajamento do seu público. O engajamento é a parte fundamental para o sucesso da sua comunidade, então é importante se atentar a ele. 

Além disso, você pode aplicar essa técnica também em cursos, palestras, mentorias, e outros produtos ou serviços digitais que você quiser oferecer. 

Como criar uma narrativa?

Um boa história, na maioria das vezes, é composta por começo, meio e fim. Então o primeiro passo é entender qual o assunto que você quer falar. Depois, identifique o melhor cenário para incluir uma narrativa.

Após isso, você precisa criar um personagem e uma situação que ele precisa superar. Um ótimo exemplo para você sempre se lembrar é um super-herói. Todo super-herói tem uma história com sua família, depois ele encontra um vilão e por fim, soluciona o problema com o vilão. Esse exemplo que passei, também é conhecido como a jornada do herói.

Você precisa que sua persona engaje com a sua narrativa, então é necessário envolvê-la em algo trazendo algum tipo de emoção e, ao final, trazer uma solução, como um “final feliz”.

O que você acha do Storytelling? Faz sentido para sua comunicação com seus seguidores/leitores da sua comunidade?

Tenho certeza que se você passar a utilizar, terá conteúdos ainda mais incríveis! 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você