Dominando Comunidades
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que acontece depois que o usuário se cadastra na comunidade?

Mestre Beracode
abr. 10 - 6 min de leitura
000

Gerenciar uma comunidade usando a plataforma Beracode é uma iniciativa de marketing digital que tem dois objetivos diretos. O primeiro é a manutenção de um relacionamento com quem já é seu cliente, e o segundo é gerar mais leads que possam comprar da sua empresa no futuro.

Independentemente do motivo para a entrada do usuário na comunidade, é fundamental que você saiba o que acontece a partir do momento que o cadastro é efetuado e quais os tipos de perfis possíveis de acordo com a nossa hierarquia de usuários. 

O que acontece após o cadastro?

Toda pessoa que se cadastra em uma comunidade Beracode cria um perfil pessoal semelhante ao que acontece após a entrada em uma rede social. Nele, estão inclusos os seguintes elementos:

  1. Foto de perfil
  2. Imagem de capa
  3. Links para redes sociais
  4. Biografia
  5. Lista de publicações daquele autor

Todos eles podem ser modificados na página de edição do perfil. Para encontrá-la são dois caminhos. Se você estiver acessando a página do seu perfil (como a imagem acima) basta clicar no botão Editar.

Caso você esteja em outra página, é só clicar no ícone do seu usuário, no canto superior direito do cabeçalho, e escolher a opção Editar Perfil. Nesta tela, além dos elementos que citamos acima, é possível alterar todos os dados relacionados ao perfil, como nome completo, nome de usuário, profissão, entre outros.

Uma vez que o usuário finalize seu cadastro e comece a publicar seus conteúdos, essa página do perfil se torna uma espécie de blog pessoal, pois vai reunir todo o conteúdo que aquela pessoa publicar na comunidade. Assim é possível que as pessoas fiquem ainda mais engajadas a divulgar esse seu espaço, estimulando que cada vez mais novos usuários realizem cadastro na comunidade.

Interações

O perfil do usuário em uma comunidade Beracode também é marcado pelas possibilidades de interação que oferece aos outros cadastrados. Afinal de contas, nós acreditamos que o valor de uma comunidade se constrói a partir da relações construídas entre os participantes. Nesse sentido são dois botões: Mensagem e Seguir.

Como o nome já deixa claro, o primeiro permite que você envie uma mensagem inbox àquele usuário, e o segundo permite que você siga aquele usuário e seja sempre notificado quando ele fizer novas publicações.

Além disso, ao acessar o perfil de um usuário, é possível ver também um resumo em números de quantas publicações ele tem, quantos seguidores e quantos está seguindo. Para os dois últimos é possível clicar para ver quem são os seguidores e quem são aqueles que o perfil está seguindo.

Hierarquia de usuários

Além de ganhar um perfil pessoal, cada usuário cadastrado pode ter privilégios diferentes na sua comunidade, dependendo do grau em que ele estiver na hierarquia de usuários oferecida pela plataforma. Hoje são três alternativas possíveis:

  1. Administrador
  2. Editor
  3. Autor

O primeiro — administrador — é aquele que tem acesso livre a todas as opções de configuração e gerenciamento da comunidade.

É o perfil de usuário concedido ao proprietário da comunidade no momento da sua criação e que ele pode conceder também a outros usuários, se achar necessário.

Essa é uma prática bem comum, mesmo porque a maioria das comunidades precisa de mais pessoas com esse tipo de acesso para auxiliar no gerenciamento do trabalho. Lembrando, é claro, que é essencial que essa pessoa seja de sua total confiança, pois com um usuário administrador ela terá acesso a todas as configurações da comunidade.

Além disso, é também o administrador o responsável pela moderação de publicações e comentários, inclusive com liberdade para editar o que foi criado pelos autores.

Lembrando, é claro, que essa é uma prática que nós recomendamos apenas em caso de conteúdo errado, duplicado ou em desacordo com as regras da comunidade. Respeitar do direito autoral de quem publica é fundamental para a manutenção de um bom engajamento.

Editores são os usuários intermediários entre autores e administradores, e por padrão tem a publicação de posts e comentários liberada, sem aprovação. Dependendo da sua opção na configuração da comunidade, no entanto, é possível também moderar suas publicações ou ainda permitir a eles a criação de grupos.

Por fim, todas as pessoas que entram na sua comunidade são cadastrados, por padrão, como autores. Ou seja, usuários que podem, além de interagir com outros usuários e as publicações da comunidade, publicar conteúdos e comentários, sempre com a moderação dos administradores.

Como faço para mudar o grau de hierarquia de um usuário?

Por meio da gestão de pessoas na plataforma é possível modificar o grau de hierarquia de um usuário, o promovendo a editor ou administrador, ou vice-versa. Vai depender do objetivo que você tem em mente.

Para fazer isso é necessário acessar o Menu no canto superior esquerdo, e no item Pessoas escolher a opção Listagem. Neste tela você deverá buscar pelo nome o perfil do usuário que deseja mudar o grau, e clicar no botão Gerenciar, logo abaixo das suas informações de perfil.

Esse clique vai te levar à tela de gerenciamento do perfil do usuário. Uma vez nessa tela, para mudar o status dele na hierarquia de autores é só clicar em Gerenciar, logo abaixo da foto de perfil dele, e escolher se deseja torná-lo administrador, editor ou autor. As opções visíveis vão depender do grau de hierarquia que aquele usuário já possui na comunidade.


Agora você já sabe tudo o que acontece depois que um usuário se cadastra, quais os recursos disponíveis para os participantes em seus perfis, e de que forma você pode utilizar isso para melhor gerenciar sua comunidade.

Ficou alguma dúvida? 🤔 

Se você tiver alguma dúvida, mande um e-mail para falecom@beracode.com, entre em contato com a gente no chat presente em nosso site ou faça sua pergunta aqui no Grupo Você pergunta, a gente responde. Estamos à disposição para te ajudar! 😊


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você